MÚLTIPLAS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA ESCOLA: notas sobre uma pesquisa em curso no IFPB, campus João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n24.51378.p39-57Keywords:
Violência Escolar, LGBTQIfobia, Violência de Gênero, Instituto Federal da ParaíbaAbstract
This article is based on a research-teaching experience related to the development of the brazilian Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) at the Federal University of Paraíba (UFPB), in the Degree in Social Sciences and at the Federal Institute of Paraíba (IFPB), João Pessoa Campus, from July 2018 to January 2020. The research focused on identifying the multiple forms of violence that exist in the school unit, for this purpose by conducting data surveys with the institutional sectors for registering and resolving violence, interviewing psychologists and teachers involved in combating and preventing violence at school and, above all, conducting investigations with the student body through focus groups, directed interviews and questionnaires. In this article, we specifically intend to present the results obtained from the manifestations of gender violence and LGBTQIphobia at the IFPB João Pessoa.
Downloads
Metrics
Published
Issue
Section
License
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).