DANCE AND POLITICS AT THE CROSSROADS OF THE FOREST-FAVELA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n26.57219.p140-159

Keywords:

Dance, Politics, Slum, Necropolitics

Abstract

This article aims to reflect on the language of dance as a social phenomenon, encompassing analyzes based on the work Para que o Céu não caia, by Lia Rodrigues Company from the Complexo de Favelas da Maré (RJ). Inspired by the work The Fall from Heaven by Davi Kopenawa and Bruce Albert, the play acts in the crossing of the crossroads of vulnerabilities in the forest - favela, to “hold on to the sky” and not succumb to adversity, placing art as a figure of resistance. Thus, the present work seeks to establish some theoretical dialogues with the concepts of necropolitics (MBEMBE, 2018), symbolic power (BOURDIEU, 1989), risk (BECK, 1986) and experience (BONDIÁ, 2002), in order to understand the approximations between art and politics in a creation in dance.

     

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Author Biographies

Hugo César da Silva Ledo, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Letras (bacharelado e licenciatura) em 2019, na área de língua portuguesa e suas respectivas literaturas pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/Brasil. Realizou o trabalho final de graduação intitulado A representação da velhice na obra cinematográfica Le Voyage en Arménie de Robert Guédiguian (2019). Foi bolsista no Programa Unificado de Bolsas pela Faculdade de Educação da USP, no projeto especial de estágio em Heliópolis na educação pública (literatura e escrita) durante 2018-2019. Também atuou como bolsista da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, no Programa Parceiros da Aprendizagem. Integrou o Núcleo de Investigação Teatral da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, cujo processo desencadeou trabalho sobre performance por meio de inspirações da obra e biografia de Franz Kafka, com apresentação no Centro Universitário Maria Antônia — no espetáculo: (A)parte da vez: realidades incendiárias — durante a 1ª Bienal Internacional de Teatro da Universidade de São Paulo (2013). No mesmo núcleo e no mesmo ano, integrou e atuou durante o processo de experimentação teatral Experimento K na USP. ID Lattes: 4806530836426223.

 

Angelita Alves Gonçalves, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP/Brasil. Atua em pesquisa financiada pela CAPES, cujo tema volta-se para a educação popular dentro do teatro popular paulistano. Licenciada em Pedagogia pela USP, e em Técnica em Artes Cênicas pelo Instituto Paula Souza(ETEC)/Brasil. Foi bolsista de graduação no Programa Unificado de Bolsa (USP) com o projeto: "Especial de Estágio Curricular Heliópolis”, além de iniciação cientifica com os projetos: "Percorrendo as narrativas orais e saberes populares compartilhados durante as formações do movimento de dramaturgia rural"; “Do silêncio à sonoridade, do requinte ao popular: práticas artísticas, sonoras e dramatúrgicas, nos 'palcos' da Praça da Sé e Avenida Paulista", na área de Antropologia Urbana. Apresenta formação complementar nos seguintes cursos: Educação libertária: aspectos históricos, teóricos e práticos (USP – 30 horas); Formação de educadores populares (Instituto Paulo Freire – 20 horas); Africanidade e afrobrasilidades: corpo, pensamento e cultura (USP – 40 horas); A cidade vivenciada (USP – 40 horas); Práticas de dança contemporânea e decolonialidade (USP – 30 horas). Participei da organização do curso de Aperfeiçoamento em Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas (UNESP-200 horas). ID Lattes: 5620683710671857.

 

Published

2021-06-12

Issue

Section

DOSSIÊ POÉTICAS POLÍTICAS AFRODIASPÓRICAS: abordagens interdisciplinares