REVISITING THE TALHADO: visual essay
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n29.63730.p180-188Keywords:
quilombola community, recognition, public policy, visual essayAbstract
This essay presents in photographs the transformations that occurred in the rural and urban quilombola community of Talhado in the city of Santa Luzia - Paraíba, during the period between a master's research presented at UFPB - Federal University of Paraíba, in 1998 and the return of the researcher during the post-doctoral internship, in 2022. The ethnographic record portrays the daily life of the community, its customs, experiences and the changes brought by public policies from the recognition of the quilombo, such as: the organization of the population in associations in rural areas and urban and its new leaderships; the construction of the church and square; the implementation of wind turbines and the construction of a building for the women to make ceramics and a quilombola school.
Downloads
Metrics
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 José Vandilo dos Santos, Lara Santos de Amorim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).