O OLHAR DE GILBERTO FREYRE SOBRE A INFÂNCIA NA SOCIEDADE PATRIARCAL
Resumen
Para este trabalho, a autora utilizará o enfoque dado por Gilberto Freyre em Casa grande & senzala, e Sobrados e mucambos, ao menino indígena, ao menino na sociedade patriarcal e, ao menino dos sobrados urbanos. Procurando visualizar, a partir desses aspectos a visão freyreana para a contribuição desses agentes na formação da sociedade brasileira nos primeiros séculos do país. No que diz respeito ao menino indígena, descreverei seus costumes, crenças e brincadeiras. Em seguida, destacarei o papel desempenhado pelo pequeno gentio no processo de catequização jesuítica levando, através de outros fatores, a concepção de um novo modelo de família.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).