PARTIDÁRIOS DO ANARQUISMO, MILITANTES DA CONTRACULTURA: um estudo sobre a influência do anarquismo na produção cultural anarco-punk
Resumen
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa compreensiva que objetivou entender, através de uma análise da influência do anarquismo na produção de três elementos básicos da cultura anarco-punk (música, estilo visual e fanzines), os processos através dos quais surge esta cultura. Para tanto, realizei um debate teórico com estudiosos que pesquisaram o movimento punk no Brasil e na Europa, procurando compreender os processos de surgimento dos movimentos punk e anarco-punk, e com antropólogos estudiosos das culturas juvenis; analisei o surgimento e a trajetória histórica dos movimentos punk e anarco-punk na cidade de João Pessoa/PB e também materiais culturais e de militância produzidos pelos anarco-punks que atuam nesta cidade.A metodologia empregada nesta pesquisa incluiu também observações participantes em gigs (shows), debates, manifestações de rua e outros eventos organizados pelos anarco-punks de João Pessoa, conversas informais e entrevista. Com base nas investigações acima descritas, chegou-se ao entendimento de que a cultura anarco-punk é uma microcultura que surge no movimento punk a partir da assimilação da ideologia anarquista por parte de certa porcentagem do contingente do movimento punk, e que se prolifera mais visivelmente neste movimento a partir de meados da década de 1980, em meio ao clima do chamado revival (“ressurgir”) do movimento punk. Analisando as letras de músicas de bandas anarco-punks, bem como a elaboração do estilo visual, o conteúdo de textos e poemas e as iconografias presentes nos fanzines anarco-punks produzidos em João Pessoa, chegou-se aos resultados de que a influencia da ideologia anarquista serviu para dar ao movimento (anarco)punk um caráter mais social, político e ideológico aproximando os anarco-punks de vários movimentos, causas, e lutas sociais.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).