ELAS DECIDEM?: analisando o papel familiar da mulher a partir do Programa Bolsa Família
Resumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa de campo realizada no município de Catingueira, semi-árido da Paraíba, durante sete dias no mês de dezembro de 2009, como parte das atividades do projeto de pesquisa “A Casa Sertaneja e o Programa Bolsa Família: Analisando Impactos de Políticas Públicas no Semi-árido Nordestino Brasileiro”. Com o intuito de observar os efeitos das políticas públicas na cidade pesquisada, este artigo tentará abordar de forma mais sistemática como se apresentam atualmente os papéis familiares femininos e masculinos. A hipótese que é tradicionalmente a mulher assume o papel de administradora do lar e o homem assume o papel de provedor familiar. Discutiremos esses papéis em paralelo às mudanças, decorrentes do Programa Bolsa Família, ocorridas na configuração familiar. Assim, neste artigo tentaremos entender se o poder de barganha feminino tem aumentado a partir dos programas de transferência de renda no Brasil.
Palavras Chave: Programa Bolsa Família; Mulher; Semi-árido; Políticas Públicas; Criança.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).