CÉLULAS-TRONCO E A TRANSCENDÊNCIA: a submissão do corpo vivo à biotécnica
Resumen
A nova Lei de Biossegurança, aprovada em março de 2005 pelo Congresso Nacional brasileiro, diz respeito à regulamentação de produção e pesquisas de organismos transgênicos, assim como estabelece as regras para a manipulação de embriões congelados em pesquisas com células-tronco embrionárias humanas para fins terapêuticos proibindo taxativamente a clonagem humana. Sobre as células-tronco embrionárias este trabalho tenta analisar sua utilização em pesquisas visando a tratamentos terapêuticos, para perceber se é possível que a ciência esteja assumindo a “transcendência”, uma vez que instrumentaliza cada vez mais a vida humana e a transforma como um bem material. Afinal, se a ciência define quando acontece o início da vida é provável que tenha assumido ou esteja assumindo a transcendência antes atribuída a Deus, bem como definindo os rumos da nossa sociedade que caminha paulatinamente para a submissão do corpo vivo à Biotécnica.
Palavras-chave: Células-tronco; Embrião; Transcendência; Biotécnica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).