POLÍTICA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE: uma análise da política pública e sustentabilidade socioambiental no município de Inhambane em Moçambique
Resumen
O artigo visa apresentar alguns resultados da pesquisa realizada no município de Inhambane, entre 2011 e 2012, no âmbito do projeto de mestrado intitulado, “políticas de turismo e sustentabilidade socioambiental em Moçambique: a experiência das áreas prioritárias para o investimento turístico e seus impactos no município de Inhambane”. Os objetivos propunham-se a analisar os impactos sócioambientais do desenvolvimento do turismo nas “Áreas Prioritárias para o Investimento Turístico – APITs” no município de Inhambane. No estudo foi definida como área de estudo a zona costeira do município, concretamente o litoral das praias de Tofo e Barra. O foco central do debate no artigo são as políticas públicas e suas interfaces ao desenvolvimento com bases sustentáveis, baseado na análise dos indicadores socioambientais e da política pública do município, como o saneamento básico, coleta do lixo, educação, segurança pública, legislação ambiental, ordenamento territorial e planejamento, relação multissetorial, participação na gestão pública e educação ambiental.
Palavras-chave: Política Pública; Sustentabilidade; Socioambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).