A NOVA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AFLUÊNCIA
Resumen
O artigo visa a analisar criticamente a nova realidade de consumo em que a sociedade brasileira se insere. Denominamos de nova sociedade de afluência brasileira devido ao surgimento de uma nova classe média no Brasil, com um poder de consumo nunca antes visto. Vamos analisar as implicações dessa nova realidade, dando relevância a que tipo de indivíduo está sendo formado e quais as implicações para se pensar este processo como um processo emancipatório. Vamos tentar entender, através de uma discussão teórica, repercussões subjetivas e objetivas do aumento do poder do consumo da sociedade brasileira em geral, pensando se esta mudança acarreta uma emancipação humana, seja no sentido social, político ou subjetivo.
Palavras-chave: Consumo; Nova Classe Média no Brasil; Sociedade de Afluência
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).