NARRATIVAS NA METODOLOGIA DE PESQUISA EM SOCIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n31.65462.p230-247Palabras clave:
metodologia, narrativas, história de vida, pesquisa qualitativa.Resumen
O objetivo do presente trabalho consiste em discutir, teórica e metodologicamente, o emprego de narrativas nas pesquisas em ciências sociais. O artigo está disposto em dois principais tópicos, sendo que o primeiro apresenta a relação entre epistemologia e metodologia, debatendo como a escolha de metodologias e técnicas, bem como objetos aparentemente empíricos são construídos com base em pressupostos teóricos. O argumento principal trata de que situando a narrativa dentro de um espaço social de possibilidades, pode-se conciliar as dimensões diacrônicas e sincrônicas de pesquisa, implicando numa metodologia mais robusta e que rompe com os obstáculos metodológicos das ciências sociais elucidados pela bibliografia. Para justificar o argumento, é feita uma explanação e revisão bibliográfica acerca do emprego de narrativas e histórias de vida como metodologias de pesquisa.
Descargas
Métricas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Elias Festa Paludo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).