MUNDOS EM FRICÇÃO: juventude pobre de Recife em relações de estigma e segregação
Resumo
Escolhi, nesta pesquisa, trabalhar com jovens residentes em bairros violentos e carentes, na região metropolitana de Recife, em decorrência do cruzamento das informações contidas nas entrevistas, já realizadas, com fotógrafos da Folha de Pernambuco, e dos dados provenientes do IBGE. Os indivíduos questionados são necessariamente leitores da Folha de Pernambuco, devido à proposta deste projeto de estudar as fricções do discurso do jornal, lido por indivíduos estigmatizados. Utilizando o método de observação participante, nestes bairros, e entrevistas que se preocuparão em registrar o cotidiano dos seus moradores, procuro com estes registros ampliar o entendimento sobre o tema, levantar hipóteses, detectar estereótipos, frases feitas, motivações e sentimentos, conhecer melhor o ambiente e o dia-a-dia que está sendo pesquisado, e compreender os seus discursos, o significado e o valor de certas palavras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).