FUNDOS ROTATIVOS SOLIDÁRIOS & MEDIAÇÕES DE GÊNERO: em direção ao desenvolvimento territorial?
Resumo
Este artigo apresenta dados empíricos de uma pesquisa de avaliação da política de finanças solidárias denominada de Fundos Rotativos Solidários (FRS). Neste sentido, por meio de um estudo de corte etnográfico, estão sendo observados os impactos dos FRS a partir de três eixos: renda, território e gênero. As comunidades foco da pesquisa empírica são Sitio Macaquinhos, Sitio Camará e Assentamento Irmã Dorothy, localizadas no agreste do estado da Paraíba. As indagações centrais que o projeto inspira remetem às ressignificações das relações de gênero incitadas pelos FRS e o desenvolvimento do território considerado em sua historicidade, ancestralidade, ecossistema e relações de poder. Deste modo indagamos: qual o papel da mulher nos Fundos Rotativos Solidários? Como as diferenças de gênero se revelam? De que forma a política dos FRS potencializa uma remodelação ou reproduz a cultura das relações de gênero no universo rural? Como a política potencializa novas relações entre Homem e Natureza? Quais as ligações entre as relações de gênero e o desenvolvimento do território?
Palavras-chave: Fundos Rotativos Solidários; Gênero; Desenvolvimento; Território.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).