“SUA FORMA DE FAZER PESQUISA É DIFERENTE”: um cientista social no hospital pesquisando morte
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n31.67397.p206-229Palavras-chave:
ciências sociais, saúde, hospital, metodologia.Resumo
Neste trabalho, discorrerei sobre as abordagens metodológicas que foram seguidas na realização da pesquisa para minha dissertação intitulada “Trabalhar com a morte é não parar de pensar nela”: estudo antropológico sobre as práticas dos profissionais de saúde do hospital Napoleão Laureano com os pacientes com câncer em cuidados paliativos (SILVA, 2021). O Hospital Napoleão Laureano (HNL) é referência no tratamento de pessoas portadoras de câncer no Estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se baseou na observação participante na perspectiva da etnografia hospitalar. Dessa forma, este artigo tem como objetivo descrever os desafios encontrados no campo e as questões éticas que permearam a investigação, contribuindo para o entendimento dos obstáculos enfrentados na construção da dissertação. Sigo, assim, as diretrizes de Gerald Berreman (1975), entre outros autores, que destacam a importância de descrever as dificuldades encontradas pelo pesquisador no momento de sua inserção no âmbito da pesquisa como uma forma de situar o contexto e as possibilidades de realização de cada estudo etnográfico. Para finalizar, descrevo os eventos que possibilitaram minha aproximação com o hospital, apresento os processos da pesquisa e os agentes sociais pesquisados.
Downloads
Métricas
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 WEVERSON BEZERRA SILVA SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).