Promovendo a Inclusão Social e o Empoderamento das Mulheres através do Conhecimento em Ciência da Computação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2017v1n1.37266Palavras-chave:
Empoderamento feminino, Equidade de Gênero, ComputaçãoResumo
A maioria dos estudantes matriculados em cursos superiores no Brasil em 2015 foram mulheres (55,6%). Entretanto, analisando-se as áreas de ingresso, verifica-se uma polarização entre as escolhas: elas predominam nas áreas ligadas ao cuidado; eles prevalecem na área de tecnologia. O objetivo do projeto Meninas na Computação é promover a equidade de gênero na área da Ciência da Computação, alterando esta realidade. São conduzidas oficinas de robótica, programação, desenvolvimento de aplicativos e debates sobre gênero e tecnologia com as alunas de escolas públicas da Paraíba. De acordo com as alunas, as principais barreiras para o ingresso em Computação são a falta de conhecimento sobre o tema, a perpetuação do paradigma de que tecnologia é 'coisa de homem' e o preconceito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Moreira, J. A., & Mattos, G. (2017). Promovendo a Inclusão Social e o Empoderamento das Mulheres através do Conhecimento em Ciência da Computação. Comunicações Em Informática, 1(1), 14–17. https://doi.org/10.22478/ufpb.2595-0622.2017v1n1.37266
Edição
Seção
Artigos