Regras e indeterminação: ideias para uma morfologia da obra musical

Autores

  • Jean-Pierre Cardoso Caron USP

Resumo

O artigo propõe abordar a ontologia da obra musical de uma perspectiva não-metafísica, transferindo os problemas da ontologia para a teoria da ação. A obra de John Cage e a filosofia de Ludwig Wittgenstein são essenciais a este projeto, que culmina em um reconhecimento da auto-colocação por cada obra de suas condições de identificação (contra a identificação generalizante de todas as obras pela ontologia). Também a transferência para a teoria da ação coloca uma alçada crítica para a obra singular, enquanto questionamento da própria instituição-arte responsável em parte pela sua constituição.  Isto é brevemente esboçado na conclusão do artigo, porém seu desenvolvimento é deixado em seus detalhes a outras exposições.

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Biografia do Autor

Jean-Pierre Cardoso Caron, USP

é compositor, performer e filósofo nascido no Rio de Janeiro em 1982. Formações de músico e filósofo, com doutorado em filosofia terminado em Janeiro de 2015 sobre a indeterminação de John Cage, e suas consequências para uma ontologia e uma política da obra musical (Paris 8/USP 2015). Atuação musical intensa na nova cena underground brasileira com os projetos –notyesus>  (com Rafael Sarpa) e Epilepsia (com Henrique Iwao), além de inúmeras outras parcerias. Colaborador do coletivo Ibrasotope de 2010 a 2012. Fundador e participante do selo Seminal Records juntamente com outros colaboradores.


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Publicado

2013-11-01

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