“Final de mina de ladrão é luto e solidão”: o perfil de mulher retratado na canção “Mulher de Malandro”, de Dina Dee
Contenido principal del artículo
Resumen
A canção “Mulher de malandro” foi composta pela MC Dina Dee e gravada por seu grupo Visão de Rua em 2001. Assim como muitas outras canções ligadas ao rap, “Mulher de malandro” apresenta um retrato do sistema penitenciário brasileiro, mas com o diferencial de fazê-lo sob uma perspectiva feminina. Por meio de um exame da letra dessa canção e de seus elementos musicais, o presente artigo buscou revelar o perfil de mulher retratado nessa canção. Em síntese, as reflexões aqui apresentadas mostram que a canção é fruto tanto da opressão do sistema penitenciário quanto do próprio machismo predominante na sociedade.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Detalles del artículo
Cómo citar
Costa, B., Machado, A., & Nunes, T. (2018). “Final de mina de ladrão é luto e solidão”: o perfil de mulher retratado na canção “Mulher de Malandro”, de Dina Dee. Claves, 2018. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/42276
Número
Sección
Artigos
A Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0 é aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão.
Os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos e concedem direitos de uso para outros que são livres para:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer maneira que sugira que o licenciante endosse você ou seu uso;
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença.