Chamada de trabalhos aberta para Dossiê "Alteridades e Práticas Comunicacionais: diferentes modos de pensar, representar, mediar e narrar o(s) outro(s)"
As práticas de comunicação e os modos de interação e percepção do "outro" estão passando por transformações profundas e complexas, impulsionadas, em grande parte, pelas mudanças tecnológicas e culturais dos últimos anos.
As mídias digitais oferecem tanto oportunidades quanto desafios significativos no que diz respeito à alteridade – o reconhecimento e a valorização das diversas identidades, culturas e experiências que compõem nossa sociedade. Ao mesmo tempo, as interações presenciais e os contextos locais continuam a desempenhar um papel crucial na construção de identidades e na promoção da diversidade.
Este dossiê, da Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), convida à exploração das múltiplas dimensões da alteridade, considerando como as tecnologias midiáticas e as relações presenciais interagem para moldar as percepções de diversidade e diferença.
A noção de alteridade vai além da ideia tradicional do "outro" como sujeito humano distinto. Compreende a alteridade enquanto objetos e fenômenos como a natureza, a tecnologia, avatares de jogos, personagens de narrativas ficcionais, e diversas outras entidades que se constituem como diferentes de nós e com as quais há interação ou mediação.
Portanto, estamos interessados em como as tecnologias midiáticas moldam e são moldadas por percepções e práticas que envolvem dinâmicas de alteridade, da mesma maneira nos instiga pensar sobre como as interações face a face e as experiências de comunicação influenciam e são influenciadas nesse contexto.
O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão crítica sobre os papéis que as tecnologias digitais e as interações presenciais desempenham na construção de um mundo complexo e plural, além de discutir os desafios, os impactos, os afetos e as oportunidades que emergem dessas interações.
Estabelecendo um terreno para diálogos interdisciplinares, encorajamos pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas a submeterem trabalhos que ofereçam perspectivas inovadoras, em suas diferentes manifestações e contextos, para enriquecer o debate contemporâneo sobre alteridade no campo da Comunicação.
Como sugestões de temas de interesse para este dossiê, mas não se limitando a eles, propõem-se alguns tópicos de reflexão:
- Narrativas e alteridades nas mídias tradicionais e digitais;
- Narrativas e alteridades nos contextos organizacionais;
- Representações de diversidade nas produções digitais;
- Percepções sobre políticas públicas e alteridade;
- Estudos comparativos entre representações ficcionais e não-ficcionais;
- Mecanismos de preconceito e discriminação em ambientes virtuais, plataformas de redes sociais, fóruns e jogos online;
- Representações de diversidade étnica, cultural, de gênero em filmes, séries, músicas e outros produtos midiáticos;
- Representações da natureza como “outro" na mídia, a personificação da natureza e seus impactos na comunicação ambiental;
- Impactos da inteligência artificial e robótica;
- Avatares de jogos e personagens de narrativas ficcionais como manifestações de alteridades digitais;
- Performances em mídias digitais ou comunicacionais;
- Análise de narrativas empáticas;
- Metodologias para o estudo da alteridade, empatia, afetos em contextos midiáticos e comunicacionais,
- Éticas e alteridades em debate;
- Práticas de Comunicação e Saúde e sua relação com a alteridade, empatia e afetos;
- Impacto das redes sociais na construção de alteridades juvenis e identidades digitais,
- O papel da mídia na construção de estigmas e preconceitos em relação a minorias sociais e culturais.
Os trabalhos podem ser de natureza teórica ou abordar estudos de caso e práticas profissionais, desde que demonstrem uma capacidade crítico-reflexiva sobre os pilares sugeridos. Os artigos devem seguir as normas da Revista Culturas Midiáticas, disponíveis em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions
Os trabalhos poderão ser enviados até o dia 18/02/2025.
O presente Dossiê conta com os seguintes editores:
Dra. Camila Freitas (UFPB)
Dra. Judy Tavares (UFAM)
Dr. Ledson Chagas (UFPB)
Dr. Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero)
Dr. Rômulo Tondo (IFFar/UFRGS)
Dr. Vilso Junior Santi (UFRR)
Referências
EAGLETON, T. Trouble with strangers. Londres: Blackwell, 2008.
FREITAS, C.; BENETTI, M. Alteridade, Outridade e Jornalismo: do fenômeno à narração do modo de existência. Brazilian Journalism Research, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 10–27, 2017.
GUNKEL, D. J.; MARCONDES FILHO, C.; MERSCH, D. (Org.). The changing face of alterity: communication, technology, and other subjects. New York, NY: Rowman & Littlefield International, 2016.
HAZELL, C. Alterity: the experience of the other. Bloomington: Author House, 2009.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MARTINO, L. M. S. Epistemologia da alteridade: entre explicar e compreender outrem. Líbero, São Paulo, v. 19, n. 37, p. 101-108, 2016.
RICOEUR, P. O Si-mesmo Como Outro. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SANTI, V. J. Mediação e midiatização: conexões e desconexões na análise comunicacional. 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.
TREANOR, B. Aspects of alterity: Lévinas, Marcel, and the contemporary debate. Nova York, NY: Fordham University Press, 2006.
[ENGLISH VERSION BELOW]
Revista Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB), a Brazilian journal specializing in communication and media studies, is pleased to announce the call for papers for its upcoming thematic dossier, Alterities and Communication Practices: Diverse Approaches to Understanding, Representing, Mediating, and Narrating the Other(s).
This dossier invites scholarly contributions that examine the multiple dimensions of alterity, focusing on how media technologies and/or face-to-face interactions shape perceptions of diversity and difference.
Submissions are accepted in Portuguese, English, and Spanish.
Topics of interest include (but are not limited to):
- Narratives and alterities across traditional and digital media
- Alterities within institutional and organizational communication contexts
- Representations of diversity in digital media productions
- Public policy approaches to alterity
- Comparative studies of fictional and non-fictional representations of the "Other"
- Mechanisms of prejudice and discrimination in virtual environments, including social media, forums, and online games
- Representations of ethnic, cultural, and gender diversity across media such as films, series, and music
- Depictions of nature as “other” and their impact on environmental communication, including personification
- Contributions of artificial intelligence and robotics to the construction of alterity
- Game avatars and fictional characters as digital manifestations of alterity
- Performative aspects of communication in digital contexts
- Analysis of empathic narrative structures
- Methodological approaches to studying alterity, empathy, and affect in media
- Ethical considerations surrounding alterity in media representation
- Communication practices in health contexts relating to empathy and alterity
- Social media’s influence on youth alterities and digital identities
- Media’s role in perpetuating stigmas and reinforcing prejudices against social and cultural minorities
Further details, including submission guidelines, can be found on the Revista Culturas Midiáticas website:
https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/about/submissions
Editors:
Dr. Camila Freitas (UFPB)
Dr. Judy Tavares (UFAM)
Dr. Ledson Chagas (UFPB)
Dr. Luís Mauro Sá Martino (Faculdade Cásper Líbero)
Dr. Rômulo Tondo (IFFar/UFRGS)
Dr. Vilso Junior Santi (UFRR)
Submission Deadline: February 18, 2025.