A problemática da pirataria no contexto dos meios de comunicação: das ondas do rádio ao oceano do ciberespaço
Resumo
A cibercultura permitiu uma autonomia dos indivíduos perante os conteúdos mediados. Ela, por sua vez, estabelece novos hábitos e comportamentos de consumo capazes de gerar uma (n)etiqueta própria. Assim, cópia, compartilhamento e difusão dos produtos culturais nas plataformas digitais, apesar de rotineiras, encontram dificuldades em serem compreendidas para além das proibições. Está claro que uma parte destas reproduções são permitidas, porém, a proibição de algumas delas não impede o usuário de constituir a mesma relação de copiagem, desconsiderando a ilegalidade do ato. Este trabalho tem como objetivo discutir de que maneira a pirataria contribui para a consolidação de uma das características primordiais da cibercultura que se refere à autonomia do indivíduo diante dos produtos midiáticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).