A propaganda nos meandros da sugestão, sedução e persuasão

Autores

  • Mirian dos SANTOS
  • Luciana Coutinho Pagliarini de SOUZA
  • Maria Ogécia DRIGO

Resumo

Este artigo, cujo contexto é a publicidade, objetiva apreender o movimento sugestão/sedução/persuasão por meio de análise semiótica de peças publicitárias impressas. Para realizar tal intento, centramo-nos em quatro anúncios publicitários que retomam o tema da história infantil do “Chapeuzinho Vermelho” e dispusemos estes anúncios em dois grupos: o primeiro centrado na sedução e o segundo, na persuasão. A análise semiótica contempla três faces: a da significação, da referência e da interpretação, elaborada a partir da semiótica peirciana. Desse modo, o percurso metodológico se faz com ideias peircianas, bem como de Perelman y Olbretchs-Tyteca. A relevância desse artigo está na possibilidade de avaliarmos o quanto a sugestão, a sedução e a persuasão, enquanto possíveis efeitos, estão latentes no signo, embora suas fronteiras sejam difíceis de ser precisadas.

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

SANTOS, M. dos; SOUZA, L. C. P. de; DRIGO, M. O. A propaganda nos meandros da sugestão, sedução e persuasão. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/11657. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos