A comunicação organizacional no setor do chocolate

Autores

  • Ovídio Rodrigues BORBA USCS
  • Gino GIACOMINI FILHO USCS

Resumo

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a comunicação organizacional entre distribuidores de chocolate. Consiste em pesquisa de delineamento exploratório contendo referencial teórico para auxiliar a fundamentação dos conceitos e para apresentar modelos teóricos para a pesquisa de campo. Contém também estudo de caso (pesquisa de campo) envolvendo duas organizações: Harald e Chocolândia. Os resultados apontam que a comunicação mercadológica dos agentes intermediários no mercado de chocolate envolve vários instrumentos comunicacionais, tantos massivos como segmentados. Alguns são peculiares, como a promoção em aulas presenciais em centros culinários próprios, outros são informais, caso da intensa comunicação boca-aboca que parece formar uma autêntica rede de comunicação e de consumidores.

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Publicado

2013-06-17

Como Citar

BORBA, O. R.; GIACOMINI FILHO, G. A comunicação organizacional no setor do chocolate. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/16207. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos