Quando a imagem fala e o texto grita:
reflexões sobre modos de narrar no jornalismo televisivo
Palavras-chave:
Telejornalismo, Imagem, Amazônia, Metodologia, TelevisãoResumo
Este artigo reflete sobre os usos do recurso imagético no telejornalismo da Rede Globo a partir de séries especiais que trazem reportagens sobre a Amazônia. Apresenta-se a metodologia da análise de discurso desenvolvida para interpretar texto e imagem como especificidade para pensar as narrativas do jornalismo que utilizam-se de recursos audiovisuais. Tendo o texto como prática social, observa-se o produto televisivo como a precipitação de fios ideológicos que demarcam discursos reiterados historicamente. E nesse sentido, é possível identificar os silêncios do texto verbal que explodem nas imagens como algo que não pode ser dito, mas que sempre é mostrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).