Leituras da alteridade no jornalismo internacional: testemunho, singularização e o consumo do outro na cobertura da Primavera Árabe

Autores

  • José Augusto Mendes Lobato PPGC/UFPB

Resumo

Tomando as representações de alteridade nas mídias como preocupação central, este texto propõe um estudo sobre as estratégias testemunhal e de singularização utilizadas na cobertura jornalística à hora de enunciar o Outro. Ancorados em noções das ciências da linguagem, da sociologia, dos estudos culturais e das teorias do jornalismo, examina-se o potencial disciplinar do discurso e as transformações nos campos da identidade e do consumo com o processo de globalização, bem como alguns pressupostos da narrativa jornalística – como as noções de objetividade, verossimilhança e efeito de real. Para aplicação prática, selecionamos seis materiais jornalísticos sobre os conflitos e desdobramentos da Primavera Árabe, onda de protestos que afetou diversos países no norte da África e no Oriente Médio a partir de dezembro de 2010, com ampla repercussão na imprensa internacional. Palavras-chave: Jornalismo. Narrativa de Alteridade. Testemunho; Representação. Primavera Árabe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

LOBATO, J. A. M. Leituras da alteridade no jornalismo internacional: testemunho, singularização e o consumo do outro na cobertura da Primavera Árabe. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/32034. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos