The World We Want: a caixa-preta da sustentabilidade na esfera pública conectada e suas controvérsias a partir das multi-interações

Autores

  • Mayara Karla Dantas da Silva PPGC/UFPB
  • Cláudio Cardoso de Paiva

Resumo

A rede digital é uma estrutura singular sociotécnica e infocomunicacional de fluxo aberto e descentralizado, baseada em multi-interações, que criou a esfera pública conectada. Uma esfera que tem favorecido novas formas de engajamento e mobilização, como ilustra a elaboração da primeira agenda global de desenvolvimento com a contribuição da sociedade civil, a partir da plataforma The World We Want. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre tal iniciativa, desenvolvida pela ONU, com base na Cartografia de Controvérsias (VENTURINE, 2010). Buscaremos mostrar, a partir dos rastros das associações, como a ONU abriu a caixa-preta da sustentabilidade, cartografou as controvérsias relativas ao tema, por meio das multi-interações, e fechou a caixa-preta novamente, ao publicar a Agenda Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Palavras-Chave: The World We Want. Esfera Pública Conectada. Multi-interações. Cartografia de Controvérsias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Como Citar

SILVA, M. K. D. da; PAIVA, C. C. de. The World We Want: a caixa-preta da sustentabilidade na esfera pública conectada e suas controvérsias a partir das multi-interações. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/32046. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Novas ambiências e práticas interacionais emergentes