Big Data, publicidade e o consumidor dataficado: o caso da série House of Cards
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n1.35074Resumo
Com o surgimento do Big Data e seu grande poder de estruturar dados, todas as práticas humanas, desde a saúde, passando pela segurança, até os negócios, podem ser observadas e exploradas com um potencial de captar padrões cada vez mais precisos. Juntamente com a Google, o Facebook, a Amazon e outras corporações, a Netflix tornou-se um exemplo emblemático de empresa que alia mineração de dados e monetização. A maior provedora global de filmes e séries via streaming está, não apenas tornando o seu sistema de publicidade dirigida mais assertivo, como comissionando conteúdo original, a exemplo da bem-sucedida série House of Cards. Nesse cenário, surge uma nova personagem: o consumidor dataficado . Todavia, extrair valor de dados privados pode ser uma escolha tão dúbia quanto minaz. Este trabalho reflexiona sobre o poder que a indústria da publicidade e do entretenimento está adquirindo com a dataficação, além de analisar como esses bancos de dados tornam a relação entre consumo e identidade ainda mais complexa e multifacetada. Palavras-Chave: Big Data. Publicidade. Netflix. Consumidor dataficado.Downloads
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