Televisão em 140 caracteres: a atuação dos canais televisivos brasileiros no Twitter

Autores

  • Fabiola de Mesquisa Silva PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n2.37707

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a análise da atuação dos principais canais televisivos do Brasil no microblog Twitter. Por meio de um estudo exploratório, buscou-se identificar como se dá essa atuação, bem como os aspectos que marcam a apropriação do Twitter pelos canais televisivos. A abordagem metodológica utilizada foi a análise de conteúdo, que se efetivou a partir da categorização do conteúdo publicado no microblog, considerando a tipologia da postagem e a interação com a audiência. Os resultados apontam para apropriações do Twitter pelos canais de TV em formatos distintos e ainda em caráter de experimentação. Palavras-chave: Internet. Televisão. Redes sociais. Twitter.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiola de Mesquisa Silva, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2017-12-27

Como Citar

SILVA, F. de M. Televisão em 140 caracteres: a atuação dos canais televisivos brasileiros no Twitter. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 10, n. 2, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n2.37707. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/37707. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos