A Nostalgia da Luz e a Memória das Estrelas:

o cinema de Patricio Guzmán

Autores

  • Ricardo Lessa Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rodrigo Carreiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43473

Palavras-chave:

Patricio Guzmán, Memória, Ditadura, Chile

Resumo

As imagens da obra de Patricio Guzmán não possuem um destino mais nobre e concreto senão o de resgatar a memória suprimida pela ditadura chilena de Augusto Pinochet. Suas imagens nos concedem uma lição de história e de humanidade. A partir de análise de fragmentos dos filmes do diretor chileno, este estudo pretende examinar a ideia de resgate e corporificação de uma memória física e afetiva, a partir das possibilidades abertas pela sobrevivência das imagens registradas pelo cinema de Guzmán, que luta para comprovar os crimes de Pinochet, e honrar a identidade dos mortos naquele período. 

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

LESSA FILHO, R.; CARREIRO, R. A Nostalgia da Luz e a Memória das Estrelas:: o cinema de Patricio Guzmán. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2018v11n2.43473. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/43473. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos