Competência midiática e a Revista Intervalo:

uma análise das cartas dos leitores sobre o Festival de MPB de 1967

Palavras-chave: Competência midiática, Revista “Intervalo”, Festival de MPB de 1967, Jornalismo

Resumo

A revista Intervalo (1963-1972), da Abril, é considerada um dos mais importantes veículos impressos especializados no Brasil da década de 1960, por ter inovado a forma de falar sobre televisão. Este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática que estão em operação na seção de carta dos leitores chamada Intervalo para Conversa, feita pela revista, durante o III Festival de Música Popular Brasileira em 1967. A reflexão desta terá como base a proposta metodológica de Ferrés e Piscitelli (2015). Conclui-se que a seção de carta de leitores contribuiu para o fortalecimento da relação entre a revista e seu público leitor, que por sua vez, pôde utilizar o espaço para produzir seu próprio conteúdo, baseado no seu consumo de informações, através de textos informais, compreensíveis e que geraram uma aproximação com os outros leitores.

Biografia do Autor

Talita Souza Magnolo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Cidade e Memória. Membro da Comissão de Audiovisual do PPGCOM da UFJF. Membro da equipe editorial do Jornal da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). 

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda e mestre em Comunicação pela UFJF. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática, pesquisadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual, do Obitel Brasil e da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática.

Christina Ferraz Musse, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Comunicação, Cidade e Memória. Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar).

Publicado
2020-12-18
Como Citar
MAGNOLO, T. S.; SIGILIANO, D.; MUSSE, C. F. Competência midiática e a Revista Intervalo: . Culturas Midiáticas, v. 13, n. 2, p. 39-56, 18 dez. 2020.
Seção
Comunicação Audiovisual e Impressa