Aspectos ideológicos da peça publicitária “Nova Previdência”

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Natalia Oleinick Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55894

Palavras-chave:

Ideologia, Senso comum, Patriotismo, Reforma da previdência, Propaganda de governo

Resumo

O artigo é resultante da pesquisa que analisou a propaganda “Nova previdência” produzida e divulgada pelo governo brasileiro. Seu objetivo foi identificar os aspectos ideológicos e as intencionalidades presentes na campanha do governo sobre a reforma da previdência. A base epistemológica capturou Althusser (1970), o conceito de aparelhos ideológicos de Estado para a análise dos dados. Trata-se de pesquisa qualitativa, bibliográfica de caráter exploratório. A técnica de análise é de conteúdo, tomando como base Bardin (2004) para a fundamentação das categorias de análise. Portanto, foi possível aferir que a peça publicitária “Nova previdência” é uma propaganda de governo que utiliza recursos ideológicos, como a neutralidade de classe social e a ideia de patriotismo, a fim de produzir nos cidadãos um sentimento de apoio à reforma. 

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Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL, ambos sediados na PPGEd da Unoesc. E-mail: marcio.trevisol@unoesc.edu.br

Maria de Lourdes Pinto de Almeida , Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Graduada em Pedagogia e História; Mestre e Doutora pela Unicamp em Filosofia. História e Educação. Pós-doc em Políticas Educacionais pela USP e em Política, Ciência e Tecnologia pela Unicamp. Docente do PPGEd da Unoesc, Joaçaba / SC. Pesquisadora colaboradora do PPGEd URI/ RS. Pesquisaodra associada do Giepes Unicamp. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior Unoesc – Unicamp. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – Geipes Unicamp. Líder da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – Riesup da FE da Unicamp. Pesquisadora do CNPq e do Obeduc

Natalia Oleinick, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Graduada em Habilitação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda na Universiade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Mídia, Comunicação e Sociedade". 

Referências

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

TREVISOL, M. G.; ALMEIDA , M. de L. P. de .; OLEINICK, N. Aspectos ideológicos da peça publicitária “Nova Previdência”. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 75–95, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55894. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/55894. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicação, Política e Poder