Educomunicação e inclusão
uma proposta junto a indivíduos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v15n.59841Palavras-chave:
educomunicação. inclusão social. leitura crítica da mídia. tecnologia assistiva. deficiência visual.Resumo
Apresenta-se uma experiência de educomunicação junto a pessoas com deficiência visual. O objetivo foi desenvolver habilidades críticas sobre o consumo da cultura midiática e das representações sobre homossexualidade com oito frequentadores do Instituto dos Cegos em João Pessoa, na Paraíba. Por meio da audiodescrição, que permitiu a fruição de um curta-metragem, a pesquisa revelou tanto o consumo de bens da cultura midiática pelas pessoas com deficiência visual, como a intensa utilização de tecnologias digitais por eles. Por outro lado, constatou-se o escasso acesso dos mesmos ao recurso da audiodescrição, que permitiria a eles não só o consumo mais fidedigno de conteúdos audiovisuais, importantes produtos culturais na atualidade, mas também sua inclusão em processos educativos utilizados nas instituições de ensino. Por fim, foi possível constatar ainda que os mesmos reproduzem em seus discursos certos estereótipos por vezes representados pelas mídias.
Downloads
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/Educação e a construção de nova variável histórica. Artigos Nacionais, São Paulo, p.19-28, set. 2009.
BAUDRILLARD, J. D’un fragment l’autre, entretiens avec François L’Yvonnet. Paris: Albin Michel, 2001.
_____. A sociedade de consumo. Portugal: Edições 70, 2008.
BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, set./dez. 2009.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência..
CITELLI, A. Comunicação e Educação: A linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2004
CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina. Introdução. In: CITELLI, Adilson Odair;
COSTA, Maria Cristina (Orgs). Educomunicação: Construindo uma nova área de
conhecimento. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2011
FANTIN, M. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.
_______. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de Professor, v. 14, n. 1, p. 27–40, 21 jul. 2011.
FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Presença, 1969.
GIDDENS, Anthony. O que é Sociologia? In: Sociologia. 4ª Ed, Porto Alegre: Artmed, 2005.
HOPPE, B.C.A.; PINTO, G.R; OLIVEIRA, R.S. Educomunicação como tecnologia assistiva. In: POLIDO, F.B.P.; ANJOS, L.C.; BRANDÃO, L.C.C., (Orgs). Seminário Governança das Redes. Anais do III Seminário Governança das Redes políticas, internet e sociedade. Belo Horizonte: Instituto de Referência em Internet e Sociedade, 2018.
JENKINS, H. et al Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. Chicago: The MacArthur Foundation, 2006.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2003.
MARTINEZ, L. C. El Lenguaje Total: el Plan-Deni, Cuadernos de Educación, Santiago, mar.-abr., 1971, p. 7-10.
MORAN, José Manuel. Educação, comunicação e meios de comunicação. Série Ideias n.9. São Paulo: FDE, 1994. p. 13-17.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (ORGs). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo , 2010.
SILVA, Elza Cristina Gomes. Educomunicação para pessoas com deficiência: uma experiência com boletim impresso. Faculdade de Minas - FAMINAS, 2005.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011
______. Educomunicação: um campo de mediações . Comunicação & Educação. São Paulo: 12 a 24, set./dez. 2000
TORRICO, Raíra Santos. A educomunicação como forma de inclusão das pessoas com deficiência no complexo ambiente escolar. In: SOARES, Ismar de Oliveira; VIANA, Claudemir Edson; XAVIER, Jurema Brasil (org.). Educomunicação: e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: Abpeducom, 2016. p. 166-173.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mariana Pícaro Cerigatto, Lígia Beatriz Carvalho de Almeida, João Paulo Queiroz Xavier Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).