“Listening is everything”
percursos de escuta conexa nas articulações entre playlists, pre-saves e recomendações musicais no Spotify
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.60663Palavras-chave:
Plataformas Online de Consumo Musical, Percursos de Escuta, Playlists/Pre-savesResumo
Este artigo reflete sobre as negociações entre práticas produtivas do universo da música, plataformas digitais de streaming, algoritmos e sistemas de recomendação a partir da articulação entre o pre-save e as playlists. Interessa-nos pensar como a centralidade das playlists nos percursos de escuta contemporâneos causam impactos nas estratégias de produção e divulgação musical. Neste sentido, o artigo observa as relações entre datificação e práticas de organização das indicações nas plataformas online de consumo musical.
Downloads
Referências
CHODOS, Asher Tobin. What Does Music Means to Spotify? An Ensay on Musical Significance in The Era of Digital Curation. INSAM Journal of Contemporary Music, Art and Technology, n. 2, p. 36-64, July 2019.
D´ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.
DALY, Rhian. Musicians criticise Spotify CEO for saying it’s “not enough” to release albums “every 3-4 years”. NME, [on-line], 2 ago. 2020. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2021.
DEAHL, Dani. Charli XCX explains how streaming is changing songs. The Verge, [on-line], 20 set. 2019. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2021.
DINES, David. Dicas tratore: o que é um pre-save? Blog Tratore, [on-line], 8 maio 2019. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2021.
DREDGE. Stuart. Kobalt explains its Laura Marling Spotify ‘pre-save’ campaign. Music Ally, [on-line], 1 dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2021.
ERIKSSON, Maria et al. Sportify teardown: inside the black box of streaming music. Cambridge: MIT Press, 2019.
FIGUEIREDO, Carolina Dantas de; BARBOSA, Renata Regina M. de Oliveira . Spotify e a Construção do Gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma. Signos de Consumo, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 28-39, jul./dez. 2019.
FORDE, Eamonn. 'They could destroy the album': how Spotify's playlists have changed music for ever. The Guardian, [on-line], 17 ago. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2021.
JANOTTI JUNIOR, Jeder Silveira. Gêneros musicais em ambientações digitais. Belo Horizonte: Selo PPGCOM UFMG, 2020.
JUNQUEIRA, Felipe. TIM e Deezer renovam parceria e cai o preço da assinatura para clientes Controle. Canal Tech, [on-line], 23 jul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.
KAFKA, Peter. Watch what happens when Spotify gives unknown music acts a big push. Vox, [on-line], 28 mar. 2017. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.
KASSABIAN, Anahid. Ubiquitious listening: affect, attention and distribuited subjectivity. Los Angeles: University of California Press, 2013.
LUCCAS, Regis Wendel Rabelo. What the F*ck Spotify? Rupturas na performance de gosto e a atividade algorítmica na Retrospectiva 2019. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 29., Campo Grande. Anais... Brasília: Compós, 2020. p. 1-19.
MARIMAI. Como criar uma campanha de pre save no Spotify, Deezer e Apple Music. Assim que rola, [on-line], 11 jun. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2021.
MILLER, Chance. Tim Cook on Apple Music: Human curation is key, not ‘bits-and-bytes’. 9to5MAC, [on-line], 7 ago. 2018. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.
PEREIRA DE SÁ, Simone Pereira de. Cultura Digital, Videoclipes e a Consolidação da Rede de Música Brasileira Pop Periférica. Revista Fronteiras, São Leopoldo, v. 21, n. 2, p. 21-32, maio/ago. 2019.
ROBLEY, Chris. 3 things you’re doing wrong on Spotify as a musician. DIY Musician – CDBaby, [on-line], 1 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 8 mar. 2021.
SCATAMBURLO, Bianca; CAMPOS, Nara. A Era do Áudio: Tendências do consumo de Streaming de Áudio no Brasil. ComScore, [on-line], 29 jul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2021.
SPOTIFY. 5 Fast Facts About Spotify and Samsung’s Partnership Expansion. Spotify – For the Record, [on-line], 8 mar. 2019. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.
VAN DIJCK, José. The culture of connectivity: a critical history of social media. Oxford University Press, 2013.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; WAAL, Martijn de. The Plataform Society. New York: Oxford University Press, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Victor de Almeida Nobre Pires, Jeder Janotti Jr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).