A identificação de fake news por alunos e professores
um experimento em escolas públicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v16n.61652Palavras-chave:
Fake news. Professores. Literacia. Alunos. Redes sociais.Resumo
Este estudo teve o objetivo de comparar o nível de habilidade de estudantes e professores de ensino médio de duas escolas públicas possuem em identificar notícias falsas. Trata-se de um estudo exploratório e experimental. A investigação problematizou o papel das literacias de informação e midiática averiguando os desdobramentos na percepção dos participantes diante das informações dispostas nas redes sociais. Além disso, também utilizou-se da aplicação de framings de persuasão no intuito de verificar se mudanças no modo de apresentar uma informação pode induzir o leitor a confirmar determinada perspectiva já preestabelecida. Verificou-se se esses fatores possuem relação na capacidade dos participantes de identificarem as fake news usadas no experimento. Constatou-se que não há essa relação, mas que existe um déficit entre o que se declara de conhecimento a respeito do assunto e a detecção de uma notícia, em tese, verdadeira, quer seja sob a ótica dos professores ou dos alunos.
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Referências
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