Universidades públicas no combate à desinformação
estratégias midiáticas para divulgar pesquisas e valorizar a ciência na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2022v17n.64079Palavras-chave:
USP, UNIFESP, redes sociais virtuais, midiatizaçãoResumo
A proposta deste artigo consiste em um estudo de caso para mapear as estratégias de comunicação implementadas pelas Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Facebook durante os três primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, de março a maio de 2020. Foi possível perceber que as instituições utilizaram de diversos aparatos midiáticos, permitindo democratizar o conhecimento científico para um público amplo, incorporando preocupações sociais, políticas, econômicas e corporativas que ultrapassam os limites da ciência pura.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, A., R. Crise epistemológica e Teorias Da conspiração: O Discurso Anti-Ciência Do Canal “Professor Terra Plana”. RMC, Rio de Janeiro, v.13, p. 83-104, 2019
BERNAL, J. D. The social function of science. London: George Routledge & Sons, 1939.
BOLTER, J.; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2000.
BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, M. A.; JANOTTI JÚNIOR, J.; JACKS, N. (Org.). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 29-52.
BRÜGGEMANN, M.; LÖRCHER, I.; WALTER, S. Post-normal science communication: exploring the blurring boundaries of science and journalism. Journal of Science Communication, v. 19, n. 03, 2020.
CALDAS, Graça. Mídia, meio ambiente e mobilização social. In: VICTOR, Cilene; CALDAS, Graça; BORTOLIERO, Simone (orgs.). Jornalismo Científico e Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Editora All Print, 2009.
DE GRANDI, M. L.; FLORES, N. Estratégias de engajamento de pesquisadores nas mídias sociais do periódico ciência rural. Revista do Edicc, Campinas, v. 6, p. 311-322, 2020.
DUARTE, Jorge. Instituições científicas: da divulgação à comunicação. In Revista Universitas/Comunicação; Ano I, vol. 1. Brasília; UNICEUB, p.47-53, 2003
ESCOBAR, Herton. 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira, Jornal da USP, 2019. Disponível em: < https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/15-universidades-publicas-produzem-60-da-ciencia-brasileira/>. Acesso em: 12 ago.2021
HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Ed. da UNISINOS, 2014.
LÉVY-LEBLOND J. M. About misunderstandings about misunderstandings. Public Understanding of Science, v. 1, n. 1, p. 17-21, 1992.
POSETTI, J. & BONTCHEVA, K. Disinfodemic: deciphering Covid-19 disinformation, Unesco, 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/disinfodemic/brief1>. Acesso em: 16 jul. 2022.
SANTAELLA, Lúcia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Baureri, SP: Estação das Letras e das Cores, 2019.
SOUSA, Lumárya Souza De; OLIVEIRA, Thaiane. Cartografias da pesquisa-ação: em busca de deslocamentos da epistemologia do Sul. Comunicacao e Sociedade, v. 33, p. 57–81, 2018.
TIMES HIGHER EDUCATION. The Times Higher Education Latin America University Rankings lists the top universities in the Latin America and Caribbean region, Times Higher Education, 2022. Disponível em: < https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2022/latin-america-university-rankings#!/page/1/length/25/sort_by/rank/sort_order/asc/cols/undefined>. Acesso em: 09 jul.2022
USP. (n.d.). Home [Facebook page]. Facebook. Retrieved Jan 12, 2021, from https://www.facebook.com/usponline
UNIFESP. (n.d.). Home [Facebook page]. Facebook. Retrieved Jan 12, 2021, from https://www.facebook.com/Unifespoficial
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe Report, 2017. Disponível em: <https://rm.coe.int/information-disordertoward-aninterdisciplinary-framework-for-re%20searc/168076277c>. Acesso em: 8 set. 2020.
YIN, Robert. Case Study Research: design and methods. 5 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Pedro Farnese, Francisco Ângelo Brinati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).