A presença da mulher indígena no Instagram:

um estudo sobre as postagens de Célia Xakriabá e Sonia Guajajara na campanha eleitoral de 2022

Autores

  • Marcio Malta Universidade Federal do Tocantins
  • Edna Mello da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Mulheres Indígenas, Ativistas Digitais, Ciberativismo, Instagram, Protagonismo Feminino

Resumo

Esta pesquisa examina o papel das mulheres indígenas ativistas digitais na disseminação de suas práticas territoriais, identitárias e culturais das comunidades indígenas. Utilizando uma abordagem qualitativa, focada nas postagens do feed do Instagram, analisa as produções de @celia.xakriaba e @guajajarasonia durante suas campanhas para deputadas federais entre 1º de setembro e 1º de outubro de 2022, por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam a ocupação das mulheres indígenas no ciberespaço, fortalecendo suas agendas por meio de narrativas independentes e questionamentos críticos. Essa participação singular nas redes consolida conexões e interações, contribuindo para o posicionamento midiático das mulheres indígenas ativistas digitais como agentes de sua cultura, identidade e território, ampliando suas vozes. Assim, a presente pesquisa evidencia que as postagens de Sônia Guajajara e Célia Xakriaba têm muitos elementos em comum como a valorização da tradição de seu povo, a descrição de elementos da natureza, a defesa do território, da identidade e cultura da paz.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

MALTA, M.; DE MELLO DA SILVA, E. A presença da mulher indígena no Instagram: : um estudo sobre as postagens de Célia Xakriabá e Sonia Guajajara na campanha eleitoral de 2022. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/70061. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Comunicação, Imagem e identidade organizacional no digital