Por uma compreensão das assimetrias da comunicação pública:
atravessamentos entre relações públicas, organizações e legitimidade no ecossistema midiático
Palavras-chave:
Relações Públicas, Comunicação Pública, LegitimidadeResumo
Este artigo articula aspectos teóricos que permeiam as contribuições das relações públicas para a obtenção de legitimidade das organizações, discutindo como a práxis das RRPP pode influenciar tal processo e resultar no fortalecimento da esfera pública da comunicação. Promove o diálogo entre os conceitos de legitimidade presentes em Waraas (2020) e Barrichelo (2008, 2021), correlacionando-os às perspectivas sobre relações públicas trabalhadas por Peruzo (1986) e Pereira (2017) e em observância das noções sobre comunicação pública utilizadas por Zémor (1995) e López (2013). O percurso metodológico contempla a pesquisa bibliográfica (Marconi;Lakatos, 2010) como procedimento norteador do artigo, buscando sistematizar e correlacionar distintas perspectivas sobre o fenômeno investigado. Destaca-se como a accountability, originada na administração pública, tem se expandido para o setor privado, exigindo das empresas uma maior transparência. Como resultado, posiciona as relações públicas sob uma perspectiva estratégica, discutindo pontos de tensão entre os interesses organizacionais, valores democráticos e o interesse público.
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