Comunicação, diversidades e cultura organizacional:
estratégias discursivas empregadas pela revista Exame
Palavras-chave:
Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional, Diversidades, Estratégias Discursivas, Revista ExameResumo
O artigo tem como objetivo evidenciar estratégias discursivas empregadas pela Revista Exame que correlacionam as temáticas da diversidade e da cultura organizacional. Para isso, realizamos revisão de literatura, articulando conceitos em perspectiva de interfaces, e, metodologicamente, nos orientamos e alicerçamos nossos procedimentos em alguns elementos da análise de discurso, a fim de identificarmos marcas discursivas que desvelam tais estratégias. Como resultados, evidenciamos quatro estratégias discursivas principais, que envolvem ações para a ressignificação (acomodação) das diversidades na cultura organizacional, em perspectiva de seu gerenciamento e produtividade.
Downloads
Referências
ALVES, Mario Aquino; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 44, n. 3, p. 20-29, jul./set. 2004.
BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2004.
____. Comunicação Organizacional: uma reflexão possível a partir do Paradigma da Complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul - SP: Difusão, 2008b, p. 149- 177.
____. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. V. 01. São Paulo: Saraiva, 2009a, p. 135-164.
____. Comunicação, organizações e comunidade: disputas e interdependências no (re)tecer as culturas. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais Abrapcorp 2009. São Paulo: Abrapcorp, 2009. Disponivel em: https://www.abrapcorp2.org.br/anais2009/pdf/GT2_Rudimar.pdf. Acesso em março de 2022.
_____. A comunicação no (re)tecer da cultura organizacional. In: Revista Latinoamericana de ciencias de la comunicación. 10, 52-62, 2011. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/16. Acesso em março de 2022.
BALDISSERA, Rudimar; VINHOLA, Bruno. Midiatização e Comunicação Organizacional: aproximações tentativas. In: Revista Animus (Santa Maria, Online), v. 19, p. 22-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/39595. Acesso em março de 2022.
BENETTI, Marcia. Análise de Discurso como método de pesquisa em Comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immaculada Vassallo de. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas / Porto Alegre; EDIPUCRS, 2016, 326 p.
FLEURY, Maria Tereza Leme. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul./set. 2000.
GEERTZ, Clifford. Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora SA, 1989.
MORIN, Edgar. Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
_____. O Método 4: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2001.
_____. O método: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NETTO, Michel Nicolau. A diferença do discurso da diversidade. In: Revista Contemporânea. v.7, n.1, p. 39-61, jan.-jun. 2017.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípio e Procedimentos. 8ª edição. Campinas: Pontes, 2009.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009
TOTH, Elizabet. Gestão da comunicação em função da diversidade nas organizações. In.: KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação como fator de humanização nas organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010, p. 125-134.
URIBE, Pablo Múnera. La idea de organización: una concepción amplia para una acción efectiva. Editorial comunicación. 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sérgio Gabriel Fajardo, Bruno Vinhola, Rudimar Baldissera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).