A HISTÓRIA A CONTRAPELO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO ROMANTISMO NA ESCOLA
Palavras-chave:
Romantismo, nação, ensino de literaturaResumo
O trabalho busca discutir a abordagem do ensino do Romantismo no nível médio, a partir de um instrumental teórico-crítico que privilegia a leitura das ruínas, da contraface de uma miragem romântica de brasilidade, em muito cristalizada pelos livros didáticos no tratamento do tema. Como objetivo mais geral, espera-se contribuir não só para uma revisão do olhar com o qual a escola imobiliza esse estilo do século XIX, como também para a construção de alternativas no estudo da nossa história literária, com apoio em autores que pensaram e repensaram, em épocas distintas, os ideais românticos de nação. Nesse diálogo, espera-se ainda apontar uma via possível para uma ação docente que, ao colocar nossos estudantes diante dos dilemas e impasses do passado, ajude-os a exercitar a crítica do presente e a pensar no futuro.Downloads
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Publicado
2012-02-28
Como Citar
AGUIAR, D. B. A. A HISTÓRIA A CONTRAPELO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DO ROMANTISMO NA ESCOLA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 77–88, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10775. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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