A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A IDENTIDADE ÉTNICA: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO EM O CABELO DE LELÊ
Palavras-chave:
Literatura infantojuvenil, Representação do negro, Identidade étnicaResumo
A literatura infantojuvenil, com a perspectiva de atender à necessidade da construção de uma sociedade multicultural, vem reformulando o modo como são representadas as minorias étnicas. Nesse sentido, este artigo tem por objeto a análise da representação da criança negra na literatura destinada aos leitores mirins. Para tanto, parte da obra O cabelo de Lelê (BELÉM, 2007) e busca auscultar, por meio de um estudo verbo-visual da narrativa, o caminho trilhado pela protagonista para conhecer e afirmar sua identidade. Ao saber que a literatura destinada ao público infantojuvenil é escrita por adultos, este trabalho busca discutir, por meio da referida obra, algumas questões centrais: Por meio de quais discursos a personagem busca afirmar sua identidade étnica? Como os textos verbal e visual representam a personagem negra? De que modo o tipo de representação da obra está em consonância com as exigências da construção de uma sociedade multicultural?Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-28
Como Citar
DA SILVA CORDEIRO, M. B. A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A IDENTIDADE ÉTNICA: REPRESENTAÇÕES DO NEGRO EM O CABELO DE LELÊ. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 89–98, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10787. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.