APONTAMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO

  • Vanessa Massoni da Rocha
Palavras-chave: interfaces literatura e ensino, didática do texto literário, FLE, direitos do leitor

Resumo

Este artigo privilegia as interfaces entre o ensino da literatura e a aprendizagem de língua estrangeira, mais precisamente da língua francesa. A partir do cotejamento do romance Comme un livre (1992) de Daniel Pennac e do artigo Em busca de uma didática do texto literário (2009) de Roser Cervera procura-se aprofundar as teorias sugeridas por estes professores-pesquisadores acerca da importância e das facetas da presença de textos literários no âmbito do ensino. Trata-se de acordar ao texto literário lugar de prestígio no estudo da língua por sua vocação em revelar uma manifestação autêntica, criativa e variada das nuances e das idiossincrasias linguísticas. Inicialmente, pretende-se observar os meandros das relações entre literatura e ensino, sobretudo no que concerne o tempo para a leitura e às representações da leitura na infância e no espaço escolar. Em seguida, a partir de atividades simples bem-sucedidas em sala de aula, busca-se contribuir para a concepção, ainda tímida, de uma didática do texto literário em FLE, didática que coloca em cena textos literários variados com grande aptidão de compelir os aprendizes a manipularem e a produzirem variados suportes textuais. Por fim, deseja-se promover os direitos dos leitores preconizados por Pennac em contexto de ensino, fazendo dialogar aspectos culturais e linguísticos inerentes ao aprendizado de língua estrangeira.
Publicado
2012-02-28
Como Citar
Rocha, V. M. da. (2012). APONTAMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO. DLCV - Língua, Linguística & Literatura, 8(2), 99-116. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10788
Seção
Artigos