APONTAMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO
Palavras-chave:
interfaces literatura e ensino, didática do texto literário, FLE, direitos do leitorResumo
Este artigo privilegia as interfaces entre o ensino da literatura e a aprendizagem de língua estrangeira, mais precisamente da língua francesa. A partir do cotejamento do romance Comme un livre (1992) de Daniel Pennac e do artigo Em busca de uma didática do texto literário (2009) de Roser Cervera procura-se aprofundar as teorias sugeridas por estes professores-pesquisadores acerca da importância e das facetas da presença de textos literários no âmbito do ensino. Trata-se de acordar ao texto literário lugar de prestígio no estudo da língua por sua vocação em revelar uma manifestação autêntica, criativa e variada das nuances e das idiossincrasias linguísticas. Inicialmente, pretende-se observar os meandros das relações entre literatura e ensino, sobretudo no que concerne o tempo para a leitura e às representações da leitura na infância e no espaço escolar. Em seguida, a partir de atividades simples bem-sucedidas em sala de aula, busca-se contribuir para a concepção, ainda tímida, de uma didática do texto literário em FLE, didática que coloca em cena textos literários variados com grande aptidão de compelir os aprendizes a manipularem e a produzirem variados suportes textuais. Por fim, deseja-se promover os direitos dos leitores preconizados por Pennac em contexto de ensino, fazendo dialogar aspectos culturais e linguísticos inerentes ao aprendizado de língua estrangeira.Downloads
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Publicado
2012-02-28
Como Citar
ROCHA, V. M. da. APONTAMENTOS PARA UMA DIDÁTICA DO TEXTO LITERÁRIO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 99–116, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/10788. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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