A CULTURA EM PAULICÉIA DESVAIRADA
Resumo
Este trabalho tem como corpus os poemas Paisagem nº 1,2,presentes no livro “Paulicéia Desvairada” de Mário de Andrade, estes descrevem a cidade de São Paulo sob o ponto de vista do eu lírico, transeunte crítico que presencia o cosmopolitismo por que passa a capital paulista . Sendo nossa categoria analítica principal a “Cultura”. Através da análise dos poemas tentaremos observar como o “flaneur”, observado por Walter Benjamin na figura de Charles Baudelaire da Paris do século XIX, sendo este um praticante da flanerie, atividade de passear e olhar, e que ganhou fundamental importância no estudo da modernidade, aos poucos se mistura com a figura do Arlequim, personagem da Commedia dell'Arte que foi disseminado no Brasil principalmente através dos blocos carnavalescos de rua. Observaremos os movimentos do eu lírico em direção a uma crítica disfarçada de ironia direcionada as transformações violentas que passa Sao Paulo, nunha espécie de “tática”, de micro e multifacetados modos de negação, no sentido exposto por Michel de Certau em seu livro “A invenção do Cotidiano 1– Artes de fazer”. Nossas análises situarão o seu corpus no movimento modernista e na busta de uma identidade nacional, no cosmopolitismo estético e no cosmopolitismo social, que levava São Paulo a ser “muitas”, assim como as culturas pós-coloniais estudadas por Homi Bhabha em seu livro: “O Local da cultura”. Nossos questionamentos passarão então pela reconstrução poética da cidade de São de Paulo, feita por este flaneur-arlequin, e procuraremos mostrar, sempre que possível, como certos elementos internos que estruturam os poema revelariam os aspectos sociais e culturais proposto por este trabalho, como a técnica da mímica e da alegoria. Palavras-chave: Cultura, Paulicéia desvairada, identidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-16
Como Citar
MARQUES, R. A CULTURA EM PAULICÉIA DESVAIRADA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 9–26, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/15754. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.