REGIÃO CULTURAL, REGIONALIDADE E IDENTIDADE REGIONAL EM FOGO MORTO, DE JOSÉ LINS DO REGO
Palavras-chave:
Região Cultural. Regionalidade. Identidade Regional. Fogo morto.Resumo
Este ensaio discute os conceitos de região cultural, regionalidade(s) e identidade(s) regional(is) na literatura, a partir da análise da obra Fogo morto, de José Lins do Rego. Discute-se de que maneira a região se configura, internamente, na obra, a partir da presença de regionalidades que caracterizam o contexto sócio-histórico-cultural de inserção das personagens, as quais, por sua vez, identificam-se com essa região por meio de suas identidades regionais. São usados como aporte teórico para esta discussão os estudos sobre região e regionalidade de Haesbaert (2010), Joachimsthaler (2009), Berumen (2005) e Barcia (2004), entre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-28
Como Citar
MATTÉ, M.; PEZZI DOS SANTOS, S. R. REGIÃO CULTURAL, REGIONALIDADE E IDENTIDADE REGIONAL EM FOGO MORTO, DE JOSÉ LINS DO REGO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 1, p. 37–49, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17011. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2016 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.