REGIÃO CULTURAL, REGIONALIDADE E IDENTIDADE REGIONAL EM FOGO MORTO, DE JOSÉ LINS DO REGO

Autores

  • Manuela Matté Universidade de Caxias do Sul
  • Salete Rosa Pezzi dos Santos Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Palavras-chave:

Região Cultural. Regionalidade. Identidade Regional. Fogo morto.

Resumo

Este ensaio discute os conceitos de região cultural, regionalidade(s) e identidade(s) regional(is) na literatura, a partir da análise da obra Fogo morto, de José Lins do Rego. Discute-se de que maneira a região se configura, internamente, na obra, a partir da presença de regionalidades que caracterizam o contexto sócio-histórico-cultural de inserção das personagens, as quais, por sua vez, identificam-se com essa região por meio de suas identidades regionais. São usados como aporte teórico para esta discussão os estudos sobre região e regionalidade de Haesbaert (2010), Joachimsthaler (2009), Berumen (2005) e Barcia (2004), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela Matté, Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Letras, Cultura e Regionalidade, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Salete Rosa Pezzi dos Santos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Letras-Literatura Comparada, pela UFRGS. Professora e pesquisadora no Curso de Letras e no programa de Pós-graduação stricto sensu da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Downloads

Publicado

2016-07-28

Como Citar

MATTÉ, M.; PEZZI DOS SANTOS, S. R. REGIÃO CULTURAL, REGIONALIDADE E IDENTIDADE REGIONAL EM FOGO MORTO, DE JOSÉ LINS DO REGO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 1, p. 37–49, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17011. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos