INTENCIONALIDADE, FINALIDADES E VISADAS NA ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO

Autores

  • Rony Petterson Gomes do Vale UFMG

Palavras-chave:

Análise do Discurso, humor, riso, fazer rir

Resumo

Admitindo o ato de linguagem como um enjeu (aposta/expectativa) lançado entre os sujeitos do discurso, esse artigo procura discutir, de um ponto de vista linguageiro, a relação entre os conceitos de intencionalidade, finalidades e visadas discursivas. Focado na análise do discurso humorístico, evidenciamos, primeiramente, uma confusão entre tais conceitos devido à proximidade semântica; em seguida, procuramos circunscrever os limites de cada um desses conceitos e sua aplicabilidade em Análise do Discurso; e, por fim, apresentamos uma tentativa de prever o que se dá no discurso humorístico através de uma visada discursiva baseada no prazer derivado dos diferentes tipos de riso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rony Petterson Gomes do Vale, UFMG

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Possui Graduação em Letras (Licenciatura em Português/Literatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística do Texto e do Discurso e Letras Clássicas (Latim), atuando principalmente nas seguintes subáreas: Análise do Discurso, Gêneros do Discurso/Textual, Leitura e Produção Textual, Argumentação, Latim e Cultura Clássica. Desenvolve trabalhos de pesquisa observando a interface entre o riso, o risível (teorias e práticas) e discurso, a partir dos postulados da Análise do Discurso em diálogo com outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a História, a Antropologia, a Filosofia, a Retórica, a Literatura, a Psicologia etc.

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

VALE, R. P. G. do. INTENCIONALIDADE, FINALIDADES E VISADAS NA ANÁLISE DO DISCURSO HUMORÍSTICO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 137–161, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17224. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos