O ASPECTO TENDENCIAL DA NEGATIVIDADE COMO LINHA DE FORÇA DA POESIA MODERNA EM DULCE MARÍA LOYNAZ E ORIDES FONTELA

Autores

  • Yoanky Cordero Gomez Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campûs de São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Hugo Friedrich. Lírica moderna. Negatividade. Dulce María Loynaz. Orides Fontela.

Resumo

Este trabalho, visando às análises da tendência da negatividade como linha de força da poesia moderna, propõe a discussão desta problemática desenvolvida no livro La estructura de la lírica moderna: de Baudelaire hasta nuestros días (1974), de Hugo Friedrich, cujas ideias foram aplicadas nas respectivas obras das poetas Dulce María Loynaz (Cuba) e Orides Fontela (Brasil), expoentes da poesia lírica latino-americana. Os poemas “Premonición” (Versos, 1920-1938) e “Rosa” (Transposição, 1966-1967), pertencentes às poetas, respectivamente, são significativos de um contexto marcado pelas interações intensas de cálculo e de fantasia e, com certeza, de modernidade, através de uma perspectiva crítica que considera a negação como elemento fundamental de tais poemas. O trabalho demandou a revisão de alguns dos paradigmas da Modernidade, seus precursores e suas características principais.

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Biografia do Autor

Yoanky Cordero Gomez, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campûs de São José do Rio Preto

Departamento de Estudos linguísticos e Literários. Área de Letras.

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Publicado

2016-07-28

Como Citar

CORDERO GOMEZ, Y. O ASPECTO TENDENCIAL DA NEGATIVIDADE COMO LINHA DE FORÇA DA POESIA MODERNA EM DULCE MARÍA LOYNAZ E ORIDES FONTELA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 1, p. 51–71, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17265. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos