AS VÁRIAS CORES DE UMA MENINA: REFLEXÕES EM TORNO DE CHAPEUZINHO VERMELHO
Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem como principal objetivo estudar as várias transformações do conto clássico “Chapeuzinho Vermelho” e, sobretudo, as transformações da personagem principal que dá nome à história. Tomando como base “Chapeuzinho Vermelho” (1812), dos Irmãos Grimm, e o seu desdobramento em três versões, “Fita Verde no Cabelo” (1964), de Guimarães Rosa, “Chapeuzinho Vermelho de Raiva” (1970), de Mário Prata e “Chapeuzinho Amarelo” (1979), de Chico Buarque de Hollanda, analisaremos as transformações da versão clássica até as suas versões modernas. Para isso, utilizaremos como apoio teórico principal tanto o estudo de Vladimir Propp em A Morfologia do Conto, para entendermos as funções presentes no conto tradicional, quanto Formas Simples, de André Jolles para entender a Forma Simples e a Forma Artística. Apoiando-se no que nos apresentam os dois teóricos, analisaremos a personagem Chapeuzinho nas diferentes versões, suas mudanças juntamente com as transformações do conto.Downloads
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Publicado
2017-01-16
Como Citar
BICHUETTE, S. de C.; NORDT, S. AS VÁRIAS CORES DE UMA MENINA: REFLEXÕES EM TORNO DE CHAPEUZINHO VERMELHO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 43–64, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/17768. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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