A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA EDUCAÇÃO NOS MULTILETRAMENTOS: AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO
Palavras-chave:
multiletramento, formação do professor, multimodalidadeResumo
Neste artigo, discuto a formação do professor de línguas e a proposta de uma educação para os multiletramentos rumo a formação de leitores críticos para diferentes linguagens (COPE e KALANTZIS, 2000; GILLEN e BARTON, 2010). Para tanto, apresento os resultados de um projeto interdisciplinar de extensão sobre a temática, realizado em uma universidade pública do Paraná. Os resultados indicam que o uso de recursos como vídeo e curta-metragem ainda se apresenta incipiente na prática pedagógica de professores de línguas, razão pela qual a inserção do tema na formação inicial se apresenta urgente. O projeto realizado durante 2012 contou com oficinas pedagógicas para a discussão do uso da multimodalidade na formação de leitores. Em linhas gerais, nas oficinas foram propostas alternativas metodológicas e discussões sobre a viabilidade no uso de vídeos e curta-metragem na sala de aula de línguas da educação básica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-20
Como Citar
BALADELI, A. P. D. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA EDUCAÇÃO NOS MULTILETRAMENTOS: AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 97–112, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18857. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.