A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA EDUCAÇÃO NOS MULTILETRAMENTOS: AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Palavras-chave:

multiletramento, formação do professor, multimodalidade

Resumo

Neste artigo, discuto a formação do professor de línguas e a proposta de uma educação para os multiletramentos rumo a formação de leitores críticos para diferentes linguagens (COPE e KALANTZIS, 2000; GILLEN e BARTON, 2010). Para tanto, apresento os resultados de um projeto interdisciplinar de extensão sobre a temática, realizado em uma universidade pública do Paraná. Os resultados indicam que o uso de recursos como vídeo e curta-metragem ainda se apresenta incipiente na prática pedagógica de professores de línguas, razão pela qual a inserção do tema na formação inicial se apresenta urgente. O projeto realizado durante 2012 contou com oficinas pedagógicas para a discussão do uso da multimodalidade na formação de leitores. Em linhas gerais, nas oficinas foram propostas alternativas metodológicas e discussões sobre a viabilidade no uso de vídeos e curta-metragem na sala de aula de línguas da educação básica.

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Biografia do Autor

Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Educação - UEM Mestre e Doutora em Letras (Linguagem e Sociedade) UNIOESTE

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Publicado

2017-01-20

Como Citar

BALADELI, A. P. D. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA UMA EDUCAÇÃO NOS MULTILETRAMENTOS: AÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 97–112, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/18857. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos