A NÃO COINCIDÊNCIA INTERDISCURSIVA: MARCA DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Responsabilidade enunciativa, Não-coincidência interdiscursiva, Monografia de conclusão de curso, Análise textual dos discursos

Resumo

O presente trabalho analisa a não-coincidência interdiscursiva como marca que assinala a responsabilidade enunciativa em Monografias de Conclusão de Curso, a partir do quadro teórico da Análise Textual dos Discursos. Este trabalho tem suas bases assentadas, principalmente, na perspectiva teórica de Adam (2008) e dialoga com os estudos enunciativos de Authier-Revuz (1998; 2004). O corpus desta pesquisa é constituído por 10 (dez) seções de revisão da bibliografia de monografias de conclusão de curso de Letras. O jogo entre atribuição e/ou assunção de pontos de vista é aspecto constitutivo da natureza do gênero monográfico. É nesse jogo dialógico que os sentidos são produzidos, materializando-se por meio de mecanismos linguístico-enunciativos. Nesse sentido, a não-coincidência interdiscursiva, como marcas da responsabilidade enunciativa, atuam no texto monográfico de modo a promover um diálogo com o outro na tessitura textual em um jogo de atribuição e/ou de assunção de pontos de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013).

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. A NÃO COINCIDÊNCIA INTERDISCURSIVA: MARCA DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LETRAS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 113–133, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19168. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos