APRENDER ESPANHOL NO ENSINO REGULAR COMO OPÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DISCURSO, IDENTIDADES E CRENÇAS
Palavras-chave:
identidades, crenças, discurso, interaçãoResumo
Este trabalho, produzido no âmbito da disciplina Linguística Aplicada do programa de pós-graduação em Letras da UFV, apresenta o resultado de uma pesquisa de campo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, cujo interesse principal é entender como se dá o processo de negociação e construção das identidades de alunos matriculados na disciplina optativa Língua Espanhola. Nossa pesquisa surge da necessidade de se entender de que maneira a excepcionalidade do caso da língua espanhola, num contexto onde todas as disciplinas são obrigatórias, afeta o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa analisa qualitativamente dados obtidos a partir de um corpus formado por 27 questionários respondidos pelos alunos optantes pela disciplina, tendo como alicerce as abordagens teóricas encontradas nos trabalhos de Moita Lopes a respeito do discurso e das identidades e nos trabalhos de Barcelos sobre crenças de professores e alunos de língua estrangeira. Queremos dar voz ao aluno optante de língua espanhola, mostrando como ele se vê nesse contexto e como ele acredita que os sujeitos não optantes o veem. Nossas conclusões trazem algumas sugestões para melhorias do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, de alguma forma, na construção da identidade da disciplina e da consolidação de seu lugar político na escolaDownloads
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Publicado
2016-10-05
Como Citar
CHIAPPARA, N. B. APRENDER ESPANHOL NO ENSINO REGULAR COMO OPÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DISCURSO, IDENTIDADES E CRENÇAS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 35–52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19396. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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