APRENDER ESPANHOL NO ENSINO REGULAR COMO OPÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DISCURSO, IDENTIDADES E CRENÇAS

Autores

  • Nara Bital Chiappara Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

identidades, crenças, discurso, interação

Resumo

Este trabalho, produzido no âmbito da disciplina Linguística Aplicada do programa de pós-graduação em Letras da UFV, apresenta o resultado de uma pesquisa de campo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, cujo interesse principal é entender como se dá o processo de negociação e construção das identidades de alunos matriculados na disciplina optativa Língua Espanhola. Nossa pesquisa surge da necessidade de se entender de que maneira a excepcionalidade do caso da língua espanhola, num contexto onde todas as disciplinas são obrigatórias, afeta o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa analisa qualitativamente dados obtidos a partir de um corpus formado por 27 questionários respondidos pelos alunos optantes pela disciplina, tendo como alicerce as abordagens teóricas encontradas nos trabalhos de Moita Lopes a respeito do discurso e das identidades e nos trabalhos de Barcelos sobre crenças de professores e alunos de língua estrangeira. Queremos dar voz ao aluno optante de língua espanhola, mostrando como ele se vê nesse contexto e como ele acredita que os sujeitos não optantes o veem. Nossas conclusões trazem algumas sugestões para melhorias do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, de alguma forma, na construção da identidade da disciplina e da consolidação de seu lugar político na escola

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Bital Chiappara, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Letras - Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e Especialista em Leitura e Produção de Textos pela mesma Instituição. Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Viçosa. Professora de Língua Portuguesa exonerada da rede estadual de Minas Gerais. Foi professora de língua espanhola e produção textual no SESI - FIEMG. Atualmente é monitora II no Colégio de Aplicação da Iniversidade Federal de Viçosa, onde também foi professora substituta de Língua Espanhola por dois anos, tendo o contrato encerrado em junho de 2013.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

CHIAPPARA, N. B. APRENDER ESPANHOL NO ENSINO REGULAR COMO OPÇÃO: UM ESTUDO SOBRE DISCURSO, IDENTIDADES E CRENÇAS. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 35–52, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19396. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos