DO BATOM AO LIVRO: IMPRESSÕES SOBRE A AVON ENQUANTO MEDIADORA DE LEITURA LITERÁRIA

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Avon, literatura, best-seller, história cultural, Chartier.

Resumo

Este artigo busca refletir a questão da mediação mercadológica de títulos de leitura literária, traçando uma análise de cunho historiográfico-cultural (BURKE, 2004; CHARTIER, 2002; PESAVENTO, 2004) com o empreendimento de leitura crítica de um corpus formado por informativos publicitários e matérias de revistas on-line. A pesquisa visa pensar o papel da empresa Avon – fabricante e distribuidora de cosméticos, através de folhetos e revendedoras – enquanto mediadora de leitura literária, sendo selecionadora e influenciadora na edição e na circulação de livros. A pesquisa empreendida e divulgada por meio deste texto pretende apenas discutir, de forma sucinta, como se dão os processos de configuração da leitura enquanto prática social, tendo a empresa como mediadora.

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Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada em Letras Inglês e mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Vitória, Espírito Santo. E-mail: flemos.adriana@gmail.com.

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Publicado

2017-01-16

Como Citar

LEMOS, A. F. DO BATOM AO LIVRO: IMPRESSÕES SOBRE A AVON ENQUANTO MEDIADORA DE LEITURA LITERÁRIA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 83–95, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19817. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos