CARLO GINZBURG E O DIALOGISMO: A HISTORIOGRAFIA NO ENCONTRO COM BAKHTIN

Autores

  • Marco Aurélio de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

dialogismo, historiografia, Carlo Ginzburg

Resumo

Este artigo propõe uma análise da concepção de dialogismo e, por decorrência e co-relação, da categoria texto, nas reflexões teóricas de Carlo Ginzburg publicada no artigo O Inquisidor como antropólogo (1991). Para tanto, tomarei por base os escritos de Mikhail Bakhtin reunidos nos títulos Estética da Criação Verbal (2003) e Questões de literatura e estética: a teoria do romance (1998), assim como contribuições de pesquisadores de sua obra, buscando identificar o modo como o historiador italiano se apropriou da noção de dialogismo em sua construção teórica, resultando daí uma ideia de texto que sustenta e percorre pelo conceito de História de Ginzburg.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), atualmente é bolsista capes no Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, também na UEPG.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Como Citar

DE SOUZA, M. A. CARLO GINZBURG E O DIALOGISMO: A HISTORIOGRAFIA NO ENCONTRO COM BAKHTIN. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 2, p. 153–163, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19923. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos