REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAL E DISCURSIVA: UMA ANÁLISE LINGUISTICO-DISCURSIVA DA PARÓDIA SATÍRICA RAP DO PM, DE MARCELO ADNET

Autores

  • Gabriela de Lourdes Porfírio Cardoso Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Paródia. Sátira. Referenciação. Identidade social. Identidade discursiva.

Resumo

O presente artigo visa ao estudo linguístico-discursivo da paródia satírica Rap do PM. Entendemos, junto com Ingedre Koch (2007), que a intertextualidade é importante para o processo de leitura da paródia, pois a interpretação desta exige do leitor recorrências a conhecimentos previamente adquiridos para que a leitura seja satisfatoriamente processada. Esse caráter dialógico e interdiscursivo da intertextualidade fica evidente na análise de paródias-satíricas em que, para sua construção, o satirizador se inspira no texto-fonte para a realização das suas críticas. Queremos, assim, entender como nessa paródia constroem-se linguisticamente as críticas que a elas estão subjacentes. Para isso, levaremos em consideração os processos de referenciação e (re)categorização (MONDADA e DUBOIS, 2003) no que se refere à escolha lexical por parte do sujeito e o modo como esses processos ajudam a construir as identidades social e discursiva desse sujeito (CHARAUDEAU, 2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Lourdes Porfírio Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Monitora de Língua Portuguesa IV pela Universidade Federal Fluminense Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense Mestranda em Estudos da Linguagem. Linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Como Citar

CARDOSO, G. de L. P. REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAL E DISCURSIVA: UMA ANÁLISE LINGUISTICO-DISCURSIVA DA PARÓDIA SATÍRICA RAP DO PM, DE MARCELO ADNET. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 53–66, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/19985. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos