ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA MODERNIDADE: novos paradigmas textuais de instrução
Resumo
Objetivamos discutir sobre os aspectos funcionais dos gêneros textuais instrucionais empregados no ensino de língua materna. A inclusão de novos paradigmas textuais no espaço escolar requer novos operadores textuais tecnológicos. Nos moldes da tradição discursiva, os textos não são enunciados primários ou secundários (atos peculiares da oralidade ou da escrita), mas a percepção segundo a qual ocorre uma manifestação histórica, que se materializa em um gênero peculiar. A orientação teórica norteadora do estudo sugere uma incursão em campos complementares sobre texto e ensino de língua materna. Bakhtin (1992) emprega do termo gênero do discurso – para outros, a noção de gêneros textuais, é o caso de (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY, 1994; DOLZ, 1996; MARCUSCHI, 2002). Um arcabouço de 04 (quatro) textos usados como referencial instrutivo escolar compõe a materialidade com a qual lidamos para constituir o cabedal de nossas análises. Tomando como referência os postulados fundamentais da Tradição Discursiva, fazemos uma visita aos conceitos lingüístico-pragmáticos a partir de Eugenio Coseriu (1980), especialmente na distinção entre os níveis de falar como atividade lingüística, ou seja, i) o falar em geral, nível comum aos seres humanos e que distingue o universal do geral; ii) o histórico das línguas, que as determinam como historicamente estabelecidas e, finalmente, iii) o nível textual, ou dos discursos que se manifestam efetivamente. Da inferência do trabalho com a produção (o autor possível) e a recepção (o leitor potencial) do discurso em espaço de instrução, a Tradição Discursiva surge como uma forma de análise dos processos sociais e políticos que compõem a história, as tendências adotadas na veiculação de um dado gênero. Assim, os componentes textuais seguem aos princípios das suas tradições discursivas e circulam com base em determinadas propriedades, interesses e finalidades. São os produtos de uma série de interações determinadas (e autorizadas) por uma época dada da história.Downloads
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Publicado
2014-08-15
Como Citar
ALDRIGUE, A. C.; CASTRO, O. M. de; SOUSA, H. de M. ESTRATÉGIAS DE ENSINO NA MODERNIDADE: novos paradigmas textuais de instrução. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 261–274, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/dclv/article/view/20015. Acesso em: 22 dez. 2024.
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Artigos
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